VEREADORES DE QUITANDINHA VISITAM SOUZA CRUZ E UNIVERSAL EM RIO NEGRO

VEREADORES DE QUITANDINHA VISITAM SOUZA CRUZ E UNIVERSAL EM RIO NEGRO

Na última semana uma comitiva de Quitandinha formada pelos vereadores, Marcos Aurélio Lemos (Marquinhos da Acarpa), Amir Ribeiro Lemos, Zé Ribeiro e João Acir Alves dos Santos (Purungo), estiveram em Rio Negro e na oportunidade visitaram as empresas Souza Cruz e Universal Leaf Tabacos.

Na Souza Cruz os vereadores foram recebidos pelo Gerente de Operações Industriais Jorge Luiz Bedin, pela Gerente Territorial Denise Melo, pelo Coordenador de Campo Wagner Mattia e pela Orientadora Mariana Teixeira Freitas, que os conduziram por todas as instalações da empresa. E também assistiram a um vídeo institucional mostrando a tecnologia e o processo de fabricação de cigarros.

Jorge Luiz Bedin frisou que a maior dificuldade enfrentada para o crescimento na industrialização do cigarro no Brasil está no contra bando e na falta de fiscalização. Lembrou ainda que Quitandinha conta com 139 fumicultores cadastrados produzindo tabaco e que essas famílias injetam na economia do município mais de R$10 milhões por ano.

Na Universal Leaf Tabacos, os vereadores foram recebidos pelo Gerente de Produção de Tabaco Mario Keller, onde foram convidados para acompanhar de perto a entrega da produção por fumicultores de Quitandinha.

O Gerente de Produção de Tabaco Mario Keller enalteceu a produção em Quitandinha, lembrando ainda que a empresa conta com 270 Produtores de Tabaco no Município injetando mais de R$11 milhões ano.

A comitiva ficou muito satisfeita com a visita e com as informações obtidas.

Para o vereador e presidente da Câmara de Quitandinha, a visita às empresas Souza Cruz e Universal Leaf Tabacos foram de suma importância para o Legislativo. “Fomos muito bem recebidos pela Diretoria da Souza Cruz e da Universal, nos passaram todas as informações, responderam nossos questionamentos, tiraram nossas dúvidas e se colocaram a nossa disposição.” Destacou Marquinhos.

Ele ainda lembrou que devido às variações climáticas desse ano, a safra 2018/2019 perdeu um pouco da qualidade, por isso os valores pagos pelas empresas está na média dos R$9,88 o quilo. E que Agricultura continua sendo a maior empresa do município.

Segundo o vereador Amir Ribeiro Lemos, anualmente a safra do fumo injeta no comércio do município aproximadamente R$25 milhões, sendo levada em consideração a compra pela Souza Cruz, Universal e dos atravessadores. Sendo assim os produtores de tabaco do município precisam de uma atenção especial por parte do Poder Público.

O vereador Zé Ribeiro destacou que essas famílias trabalham todos os dias e muitas vezes não são valorizadas. “Quando falta energia elétrica, eles têm prejuízos e quem restitui esse prejuízo? Estradas sem as readequações necessárias para escoação da safra, tudo isso aumenta a demanda dos serviços e diminui a lucratividade”.

João Purungo no quarto mandato de vereador lembrou que a visita foi importante as empresas que compram tabaco das famílias de Quitandinha. Ali foi possível conhecer a infraestrutura e ficar informado de todos os processos, tanto na produção na lavoura e na comercialização. “Quitandinha, sem agricultura acaba, temos de melhor a vida dos agricultores, fazendo indicações e cobrando em plenário caso seja necessário, para que os fumicultores tenham estradadas de qualidades pra a escoar a safra.” Finalizou.